Categories
Main

Dicas motivacionais para desenvolvimento pessoal

Toda pessoa tem objetivos. Talvez queiras correr a meia maratona daqui a seis meses, ou queres acabar o teu curso e ir para uma promoção. Seja o que for que estejam a trabalhar para isso, é importante dar continuamente passos em direção ao sucesso e encontrar maneiras de se melhorar ao longo do caminho.

Infelizmente, é mais fácil falar do que fazer. Você pode chegar a um bloqueio inesperado, ou uma tarefa que você precisa completar pode ser muito mais difícil do que você esperava. Quando isso acontece, é fácil desanimar, e perder sua motivação. É tão importante que não deixes isto acontecer. Cada passo que dás para alcançar um objectivo não te aproxima apenas de alcançar algo. É também um passo para a auto-melhoria.

Se você é ativo nas redes sociais, você viu um post sugerindo que as pessoas começam um jarro de bênçãos. A ideia é que sempre que algo de bom acontece, você escreve a bênção e coloca-a em um frasco. Então, no final do ano você abre o jarro e reflete sobre as bênçãos do ano passado. É uma ótima ideia, mas porque não começar também uma jarra de realizações com frases e mensagens para status?

Cada vez que você realizar algo que está relacionado com seus objetivos e melhorar a si mesmo, escreva isso e colocá-lo em um frasco. No entanto, neste caso você não espera até o final do ano para rever suas realizações. Em vez disso, olhe para eles sempre que você está se sentindo desencorajado.

O que quer que você está tentando fazer para alcançar seus objetivos, as chances são de que há outras pessoas fazendo o mesmo. Uma coisa que você pode fazer para aumentar sua motivação é encontrar essas pessoas e usá-las como uma fonte de Ajuda e encorajamento.

Naturalmente, é evidente que também se deve retribuir, sendo útil e encorajando-se a si próprio com frases de famosos para postar. Se você olhar on-line e em sua comunidade, você pode provavelmente encontrar outros que estão tentando alcançar os mesmos objetivos. Se existe um grupo, junta-te a ele. Se não o fizer, considere tomar as medidas necessárias para criar um.

Pode levar mais de um ano para treinar para correr meia maratona. Terminar o curso pode levar vários anos. Se a sua única medida de sucesso é se você consegue ou não algum grande resultado final, você pode achar difícil ficar motivado.

É por isso que é tão importante estabelecer metas incrementais dentro de seus objetivos maiores. Se você quiser chegar ao fim de seu curso, você deve ter o tempo para celebrar cada semestre que você completar com sucesso.

Uma das grandes coisas sobre a auto-melhoria é que uma ação tomada para melhorar a si mesmo tende a aumentar a sua motivação, e aumentar suas chances de alcançar com sucesso seus outros objetivos. Aprender coisas novas é uma ótima maneira de fazer isso.

Você pode ter aulas on-line ou Inscrever-se para aulas de Educação em seu centro comunitário local. Tudo o que importa é que você está constantemente aprendendo algo novo e que você estuda efetivamente. Você nunca deve perder a motivação quando se trata de aprender coisas novas.

Pega no que estás a tentar fazer e escreve num pedaço de papel. Então, descubra como reescrevê-lo como uma afirmação. Por exemplo, se o seu objetivo é terminar o seu curso até o final de 2016.

Você pode escrever “eu quero obter meu diploma de Bacharel em Serviços Humanos em dezembro de 2016”. Então sua afirmação seria “eu terei meu diploma em Serviços Humanos em dezembro de 2016”. O objetivo é escrever seu objetivo, e então transformá-lo em algo que é um dado.