Categories
Main

Instruções para a amamentação

O leite materno é a comida perfeita para o seu bebé. A amamentação proporciona muitos benefícios nutricionais e de saúde. A Academia Americana de Pediatria endossa a amamentação exclusivamente para os primeiros seis meses; a Academia também apoia a amamentação continuada, juntamente com alimentos complementares para o primeiro ano e além, enquanto mutuamente desejado pela mãe e pelo filho.

Embora a amamentação seja natural, é uma habilidade aprendida tanto para a mãe quanto para o bebê. Estejam preparados para praticar e tenham paciência como escolher bombinha de tirar leite. Uma aula de amamentação irá ajudá-lo a aprender o básico e evitar muitos problemas comuns. Após as primeiras 2-3 semanas, você vai descobrir que a amamentação vai se tornar mais fácil.

Durante as primeiras semanas, parecerá que o seu bebé está sempre a alimentar-se. O leite materno é rapidamente digerido no estômago de um bebé. Portanto, o bebé precisa de amamentar pelo menos 8 a 12 vezes de 24 em 24 horas durante as primeiras semanas. Alimentos frequentes são necessários para o bebê para ganhar peso e para estimular o seu corpo a produzir uma abundância de leite.

Alimenta o teu bebé aos primeiros sinais de fome. Não esperes até o bebé chorar. Chorar é muitas vezes um sinal tardio de fome; pode tornar mais difícil agarrar-se a marcas de absorvente para os seios.

Vais passar muitas horas a alimentar-te e a acalmar o teu bebé no peito. O sucesso do seu bebé em se agarrar ao peito, bem como o seu conforto durante as refeições, são importantes para o sucesso da amamentação. Tente segurar seu bebê em diferentes posições para encontrar o que funciona melhor.

O berço é a posição de enfermagem mais usada. Sente – se numa cadeira confortável, com os braços repousados é possível. Coloque o seu bebé no abdómen, barriga para barriga. A cabeça do bebé está no escroque do teu braço e na cara do teu peito. Os joelhos do bebé estão debaixo do teu outro peito. A cabeça, as costas e as pernas do bebé devem estar em linha reta. Se sentir o mamilo a começar a doer durante a alimentação, verifique a posição do bebé.

Põe uma almofada no colo e põe o bebé em cima da almofada. Você vai usar a mão no lado como o peito para suportar o peito. Em vez de segurar a cabeça do bebê na dobra do cotovelo como no berço segurar, segurá-lo com o braço oposto para que a sua mão repousa entre as omoplatas e suporta a parte de trás de seu pescoço e cabeça. O bebé está peito a peito com a mãe.

Embale a parte de trás do pescoço do seu bebê em sua mão com o corpo sob seu peito e em direção ao cotovelo. Coloque uma almofada debaixo do cotovelo para sustentar o traseiro do seu bebé. A outra mão suporta o peito. Esta posição dá-lhe o controlo da cabeça do bebé e facilita a fixação na posição. Esta é uma boa posição para as mães que tiveram cesarianos.

Deite-se de lado com um braço a apoiar a cabeça. O teu bebé está ao teu lado com a cabeça virada para o teu peito. Puxem o bebé e ponham uma almofada atrás para sustentar o bebé. Esta é também uma boa posição para as mães que tiveram uma cesariana porque o bebê não faz pressão sobre o estômago da mãe.

Estabeleça uma rotina de verificar seus seios e mamilos regularmente. Inclinar como identificar, prevenir e tratar as condições que podem ocorrer durante a amamentação pode ajudá-lo a evitar problemas e resolver o desconforto mais rápido.

A amamentação não deve ser dolorosa, mas os seus mamilos podem sentir-se tenros nos primeiros dias. Se os mamilos ficarem doridos, o bebé pode não estar a segurar corretamente.

Às vezes, as mulheres que amamentam precisam usar uma bomba para expressar seu leite materno. Os motivos para expressar o leite materno variam. As mulheres bombeiam leite para aliviar o ingurgitamento mamário, permitem que outra pessoa (cônjuge, membro da família, cuidador) dê de comer ao bebê, ou porque estão retornando ao trabalho.

Expressar o leite pode ser feito com uma bomba comercial ou com as mãos. O volume do leite materno é regulado pela oferta e pela procura. Bombear é uma forma de manter os seios regularmente estimulados enquanto está no trabalho, em recados ou se o seu bebé está doente e parou temporariamente de se alimentar. É normal não obter leite nas primeiras vezes que a sua bomba; continue tentando.